Bem estar

VEJA O QUE VOCÊ NÃO SABE SOBRE EXERCÍCIOS LOMBALGIA QUE PODERIA LIVRAR VOCÊ DE CIRURGIA.

DOR NA COLUNA MORUMBI

Sabe aquela dor em alguma parte do corpo que no início era só um incomodo chato mas que depois acabou se transformando num grande problema? Pois é… e o pior disso tudo é que você acaba nem sabendo o que fazer direito, pra pelo menos aliviar a dor. Sabe porque? Saímos da escola sabendo ler, escrever e fazer contas… mas pra cuidar do próprio corpo, aprendemos muito pouco! E com a coluna, não poderia ser diferente… não é por acaso que 8 em cada 10 pessoas sofrem com dores nas costas.

Já percebeu que a maioria das pessoas acha normal viver com alguma dor no corpo? Principalmente, nas costas? Viver com dor nas costas ao sentar e levantar, trabalhar com queimação nas costas e pescoço, e conviver com dor nas costas por ficar muito tempo sentado, pode até ser comum, mas dizer que é normal, já é outra história. No post “2 razões porque a dor nas costas por ficar muito tempo sentado não passa” eu falo mais sobre o assunto.

Ter dor significa que alguma coisa está errada no corpo!

O que tenho percebido por de mais de vinte anos trabalhando com bem-estar e qualidade de vida é que as pessoas também passaram achar normal ter dor nas costas depois do treino… pois é! Como pode ser normal o que deveria te dar bem-estar e qualidade de vida se transformar em dor? É no mínimo, contraditório, não é mesmo? E o que pouco gente percebe é que essa dor pode acabar levando pra uma mesa de cirurgia e acabar limitando você de fazer as atividades que tanto ama… desde brincar com as crianças até os exercícios ou o esporte que você pratica. Porque o desgaste das articulações não acontecem do dia para a noite, e sim, por um processo contínuo de desgaste da região que dói.

Mas eis que surge a boa notícia!

É natural você cometer algum exagero de vez em quando. Ficar mais tempo na cadeira do home office, carregar mais peso na academia pra tentar ganhar músculos mais rápido… correr mais que deveria, depois de um final de semana que você exagerou na comida, e por aí vai… mas o que você precisa entender é que geralmente vem daí a origem de muitas dores… os quadris ficam mais travados, ombros enrijecidos e o corpo acaba ficando como se fosse um bloco só, sem flexibilidade alguma.

E por mais simples que possa parecer o que você precisa começar fazer é movimentar mais o corpo no dia a dia. Principalmente, no dia que você faz mais coisas, e que não são do seu costume! Nesses dias, inclua:

Ao invés de subir o prédio de elevador, suba alguns lances de escada
Busque caminhar mais, deixando o automóvel longe do lugar que se propôs ir
A dor lombar piora sentado, por isso, passe mais tempo em pé no home office atendendo as ligações

Atividades simples como essas vão se somando e contribuindo pro seu corpo se “reorganizar”. Sabe porque? Simplesmente porque nos últimos duzentos mil anos o ser humano vem sendo literalmente moldado pelo movimento!

Visite o nosso site www.evomove.com.br pra saber mais!

Forte Abraço!

Éric Haddad
Cofundador do método Evomove

facebook
Twitter

Comentários do Facebook